top of page
quer esse som no seu palco?
contratação de shows
Disponível com cachê [$]
Biografia completa
Prika Amaral começou a banda em fevereiro de 2010 com Fernanda Terra, muitas garotas tocaram em Nervosa até julho de 2011, onde escreveram algumas músicas, apesar de terem feito parte de bandas de estilos diferentes anteriormente, como death metal e crossover, todos os membros veem nas composições de Nervosa uma mesma paixão: thrash metal. Com fortes influências vindas de bandas da escola clássica do gênero, as meninas da banda buscam resgatar o que há de melhor na música pesada.
Em agosto de 2011 Fernanda Lira assumiu o contrabaixo e a voz do NERVOSA, e só então, finalmente com a equipe completa, a banda começou a gravar e fazer shows.
Em março de 2012, a banda lançou seu primeiro videoclipe de “Masked Betrayer”, que atingiu a incrível marca, para uma nova banda, de 20.000 visualizações em apenas uma semana, o que os levou a receber uma Menção Honrosa do YouTube, como a 17ª mais assisti clipe dos músicos da semana e 55º mais visto no mês de março daquele ano.
Graças à notoriedade conquistada com seu árduo trabalho, a NERVOSA alcançou nos meses seguintes uma grande conquista: o contrato com o selo austríaco Napalm Records, que tem em seu rol nomes como Cavalera Conspiracy, WASP, Grave Digger, Moonspell, Huntress, entre muitos outros.
Ainda em 2012, o primeiro disco da banda, uma demo com 3 faixas, foi lançado no Brasil em CD independente, sob o título '2012' em agosto, e no exterior pela Napalm Records em vinil turquesa, e pela Nuclear Blast em versão clara, ambos sob o título 'Time Of Death', cuja capa foi desenhada pelo artista Andrei Bouzikov, que já trabalhou com várias bandas anteriormente, como Municipal Waste.
A Nervosa fecha o ano de 2012 com um saldo muito positivo com mais de 50 shows realizados em todo o país, entre eles, dividindo o palco com bandas como Exodus, Raven, Grave, Samael (no festival Roça n Roll), Exumer e Artillery, entre outros.
Após um período de troca de bateristas, quem assumiu o cargo em fevereiro de 2013 foi Pitchu Ferraz.
Assim, o ano de 2013 começou com uma vibe renovada, e a banda continuou a divulgar seu EP por todo o país, com shows em vários estados, e até uma turnê ao longo
do Norte e Nordeste do país, além de dividir o palco com outros grandes nomes do cenário mundial como Korzus, Ratos de Porão e também Destruction, Exciter, Blaze Bayley, Kreator, DRI And Benediction.
Em 2014, as meninas finalizaram a gravação de seu primeiro full lenght, intitulado Victim of Yourself, que teve 12 faixas e cuja capa foi assinada novamente pelo artista Andrei Bouzikov, e o encarte foi produzido pelo artista brasileiro Rafael Romanelli.
O álbum foi lançado em março do mesmo ano pela Napalm Records na Europa e América do Norte, e por outras gravadoras e distribuidores na América do Sul, Japão e Rússia. Além do tradicional formato de CD, foram lançadas 4 versões em vinil - nas cores preto, azul, vermelho e claro, distribuídas pela própria Napalm Records e também pela Nuclear Blast.
Dois clipes foram lançados durante a promoção do álbum: 'Death!', Que atingiu recordes de visualizações entre os vídeos da banda (mais de 1 milhão de visualizações), e 'Into Moshpit', uma compilação de vídeo ao vivo que demonstra toda a energia das garotas de um show ao vivo.
Esses dois singles, somados às demais faixas do álbum, fizeram com que 'Victim of Yourself' obtivesse grande repercussão do público metal, além de destaque e boas avaliações nas principais revistas do segmento ao redor do mundo, como a European Metal Hammer, Rock Hard, Terrorizer e Bass Guitar, American Revolver and Guitar World e até mesmo a japonesa Burrrn, além das revistas Brazilian Roadie Crew, Bass Player, Guitar Player e Modern Drummer.
A boa recepção do álbum foi fundamental para resultar em uma longa e intensa turnê que se estendeu pelos anos de 2014 e 2015. Para divulgar o álbum no Brasil, a banda tocou em 17 estados brasileiros, passou por 7 países da América Latina e fez um Turnê europeia de sucesso com 51 shows em 60 dias, incluindo um total de 16 países do continente, incluindo apresentações em alguns dos maiores festivais de verão da Europa, como Summerbreeze, Brutal Assault, Metal Days, Obscene Extreme, entre outros.
A turnê de promoção 'Victim of Yourself' também levou a banda aos Estados Unidos pela primeira vez em 2016. Começando com duas apresentações no já tradicional cruzeiro '70000 toneladas de metal', saindo da Flórida e indo para a Jamaica, a turnê também passou por grande parte da Costa Oeste do país e também pelo Sul, com mais de 30 shows desde o estado de Washington até o estado da Flórida. Além disso, outros novos territórios foram explorados por Nervosa, como o México, onde a banda fez turnê por duas semanas, e outros locais como Porto Rico e Peru.
Em 2016, a banda gravou seu novo álbum, intitulado 'Agony'. Gravado e produzido nos estados da Califórnia e Oregon, nos Estados Unidos, por Brendan Duffey e
mixado e masterizado pelo thrash master Andy Classen, o álbum teve sua estreia mundial anunciada para 3 de junho pelo selo austríaco Napalm Records.
Este mesmo ano também foi muito intenso em relação aos shows para divulgar seu último álbum: foram mais de 160 shows apenas em 2016.
As turnês de promoção 'Agony' incluem uma turnê de verão europeia com quase 50 datas, um mês inteiro de shows na costa leste dos Estados Unidos e também no Canadá, bem como duas turnês europeias como convidados especiais da banda alemã Destruction por um total de quase 60 shows, parte deles ao lado das grandes bandas Flotsam & Jetsam e Enforcer.
Em 2017, quem assume oficialmente a bateria da banda é a competente Luana Dametto, que a seguir tocou em 2 grandes digressões europeias (com Destruction e, posteriormente, Venom Inc. e Suffocation) e também na 'World in Agony Tour' que passou pela Europa no verão de 2017 e também por toda a América Latina.
Em junho de 2018, a banda lançou seu novo álbum “Downfall of Mankind”, pela Napalm Records e fez diversas turnês pela Europa, América Latina e Ásia. O álbum foi muito aclamado pela crítica e em 2019 tocou no Rock in Rio para mais de 70 mil pessoas.
Em 2020 a banda se separou e anunciou a nova formação com Diva Satanica (Bloodhunter) nos vocais, Mia Wallace no baixo (Abbath, Triumph of Death, entre outros) e Eleni Nota na bateria (Mask of Prospero e Croque Madame).
A banda está escrevendo para seu novo álbum.
bottom of page