top of page

A REVISTA DAS BEATS

uma zona de conteúdo para quem quer ter prazer, gastar ou ganhar com música

7 filmes para quem ama música

COM UM 1.359.238 PLATAFORMAS DIGITAIS, SEPARAMOS 7 FILMES (1 FILME POR DIA) QUE SÃO O BEAT CERTO PARA QUEM AMA MÚSICA. BORA LÁ PARA A PRIMEIRA LISTA DE MUITAS.

RUDE BOY

JACK HAZAN, DAVID MINGAY, REINO UNIDO, 1980

Drama, Musical

Plataformas: Mubi

Começamos com um que eu nunca nem tinha ouvido falar... Mas, é simplesmente perfeito! Um recorte perfeito do movimento punk, do racismo de Eric Clapton e de uma Londres em chamas com a ultradireita de Margaret Tatcher.

Sinopse: Em algum lugar entre um filme-concerto do The Clash e um retrato eletrizante da Grã-Bretanha punk está o clássico cult de Jack Hazan e David Mingay. Uma análise essencial dos valores e revoluções musicais da Grã-Bretanha pré-Tatcher que, como a cena musical que documenta, é pura, áspera e direta.

 

THE DOORS

OLIVER STONE, ESTADOS UNIDOS, 1991

Drama, Biografia

Plataformas: Mubi

O clássico do Oliver Stone, com o Val Kilmer entregando tudo como o “Lizard King” “American Poet” não poderia ficar de fora. Esse é para assistir e se jogar na festa.

Sinopse: Com quase uma década de desenvolvimento infernal, o filme biográfico de Oliver Stone sobre The Doors alcança níveis elevados de decadência impetuosa. No centro magnético de suas bases instáveis, Val Kilmer personifica de forma surpreendente o magnetismo sexual do trovador poético Jim Morrison.

 

WOODSTOCK 99: PEACE, LOVE, AND RAGE

GARRET PRICE, 2021 Documentário

Plataforma: HBO MAX

Falando em anos 60, paz, amor e música. Sente esse contraste. Ah, spoiler, o Woodstock original também teve seus problemas e você vai conhecer essa verdade escondida. Esse documentário conta um pouco sobre o caos na terra que foi o Woodstock 99 e a ascensão de outros festivais depois do fiasco. Um documentário da HBO MAX


Sinopse: "Woodstock 99 - Peace, Love and Rage" de Garret Price retrata a celebração conturbada do 30º aniversário do lendário festival. Ao invés de paz e música, o evento foi marcado por violência, incêndios e abusos. O documentário traz insights de artistas como Black Thought, Jonathan Davis e Moby.

 

DESASTRE TOTAL: WOODSTOCK 99

JAMIE CRAWFORD, 2022 Documentário

Plataforma: Netflix

E aí, pra você saber ainda mais, assista. Sinopse: Desastre Total: Woodstock ’99", série da Netflix, expõe a falha catastrófica do festival de 1999 por meio de entrevistas com participantes, produtores e artistas. Com falhas gritantes na organização, como falta de água e segurança precária, o evento culminou em violência, abusos e mortes. Embora buscasse evocar o espírito contracultural do Woodstock original, revelou uma ganância corporativa e uma masculinidade tóxica latente. A série oferece um olhar crítico, mas perde ao não aprofundar em reflexões e testemunhos-chave.

 

O BARATO DE IACANGA

THIAGO MATTAR, 2019 Documentário

Plataforma: Netflix

Ah, e o Brasil também teve seu Woodstock Tupiniquim com João Gilberto, Raulzito, um barato total. Sinopse: Os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. Fazendo sucesso entre a década de 1970 e de 1980, era também conhecido como o "Woodstock do Brasil".

 

TOMMY – THE MOVIE

KEN RUSSEL, 1975, REINO UNIDO

Musical, Drama

Uma ópera rock sinistra com The Who, Tina Turner, Elton John… Bom, só assista!

Sinopse: Um menino criado no período do pós-guerra na Inglaterra desenvolve surdez e cegueira psicológicas, devido a experiências traumáticas na infância. Habilidoso nos jogos, ganha fama como campeão de fliperama, tornando-se ídolo nacional.

 

THE VELVET UNDERGROUND

TODD HAYNES, 2021

Documentário

Plataforma: AppleTV+

Falando em experimental, vanguarda...


Sinopse: O filme apresenta entrevistas aprofundadas com os principais integrantes do grupo na época, além de preciosidades, como performances inéditas e um grande acervo. Teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes em 7 de julho de 2021.

 

Quer sugerir um filme para a lista? Envie nos comentários!

1 comentário

1 Comment


The Commitments


Like
bottom of page