por Yasmin Cruz
Estávamos na primeira década do novo milênio e metade dos jovens brasileiros da época foram atingidos pela febre do EMO. A outra metade, ganhou antipatia a esse novo movimento do rock mundial.
Fazendo um recorte na minha vida com a música, fiz parte dessa grande parcela de crianças/pré-adolescentes que foram atingidas, amaram e cresceram com o EMO através da MTV, mas que pela pouca idade não conseguiram aproveitar a cena e os famosos rolês em São Paulo que eram motivos de chacota até mesmo na grande mídia.
Ser Emo significava sofrer ao som de Simple Plan, My Chemical Romance, Nx Zero, Fresno… mas no fundo, bem no fundo mesmo, suspeito que foi uma das épocas mais felizes da nossa vida! Existia todo um ecossistema além da música e a “sofrência” excessiva, esta que hoje em dia foi tomada pelo sertanejo.
Eram as roupas que não delimitavam gênero, os cabelos com franja alisada por chapinha que cobria os olhos, álbuns e mais álbuns fotográficos no finado Orkut em uma sessão bem melancólica baseada no Fotolog/Tumblr feitas pela famosa Cybershot, os memes de quando o YouTube BR ainda era mato, as premiações, lançamentos no MySpace e MTV Brasil, votações no Disk Mtv, Subnick do MSN com uma letra triste e proporcionalmente impactante… São muitas memórias afetivas que até hoje estão gravadas na gente.
Alguns bons anos depois, nesta onda de nostalgia pós pandêmica que atinge diversas vertentes musicais, fomos surpreendidos com o anúncio da volta de um festival em 2022 que reuniu os maiores nomes dessa época em uma única edição em 2017 nos EUA: o When We Were Young.
O impacto desse anúncio no Brasil, mesmo sendo algo inalcançável para muitos durante a pandemia, bateu por aqui de uma forma diferente.
Como que eles teriam um festival desse e nós, um dos maiores públicos (e criadores de memes EMOs do mundo) iríamos apenas nos contentar com a sensação de FOMO - Fear of missing out - de não poder participar ou ter que resgatar todas as economias de uma vida para vivenciar isso?
E ASSIM (após muita choradeira nas redes sociais) QUE VEIO O ANÚNCIO DO I WANNA BE TOUR!
Se alguém me dissesse no passado que em 2024 diversas capitais do Brasil seriam agraciadas com Simple Plan, A Day To Remember, Nx Zero, Fresno, Pitty, All Time Low todos no mesmo palco, eu simplesmente não acreditaria.
Eu, que tive o EMO como porta de entrada para outras vertentes do Rock - tais como o Grunge e Heavy Metal que são muito mais presentes hoje no meu dia a dia - senti que este era o momento perfeito de quitar mais essa dívida com minha eu do passado.
Hoje em dia, assim como diversos adultos que possuem o combo da maioridade + condições financeiras + disponibilidade para vivenciar isso, não pensamos duas vezes e esgotamos todos os ingressos para o Festival que acontece no Allianz Parque em São Paulo. (Nos outros estados restam poucos ingressos disponíveis)
O mês de março já está batendo na porta e a ansiedade para o dia 02 cresce a cada minuto. Uma das minhas maiores expectativas neste festival está no headliner, Simple Plan, pois será minha primeira oportunidade de vê-los ao vivo. A banda, que conheci em 2004 em um dos maiores clássicos adolescentes da cinematografia dos anos 2000 protagonizados pelas gêmeas Olsen - New York Minute - possui um espaço reservado no meu coração e nas memórias de tempos mais tranquilos.
Minha segunda banda mais esperada é o A Day To Remember, que tive a oportunidade de assisti-los no Lollapalooza Brasil 2022 e entregaram TUDO em dois shows em São Paulo, mas que deixou o público com gostinho de quero mais.
Além das atrações internacionais, teremos também 3 grandes artistas brasileiros que ao passar dos anos não deixaram a “peteca cair” e entregam qualidade, coesão e modernidade ainda hoje que são a Fresno, Nx Zero e a Pitty.
A Fresno, que recentemente finalizou a VTQMV tour que foi um sucesso absoluto em todo país e está entrando em uma nova fase com o Single “Eu Nunca Fui Embora”, a Pitty que comemorou ano passado vinte anos do seu álbum de estreia Admirável Chip Novo em um show incrível com direito a orquestra, e o NX Zero que lotou o Allianz Parque dois dias seguidos com sua tour de despedida, além de diversos shows pelo Brasil inteiro.
Quem diria que o EMO, que me arrisco a dizer que possui um catálogo com as músicas mais tristes do mundo, faria tanta gente feliz e está VIVÍSSIMO mesmo 20 anos depois.
A gente era feliz e não sabia, mas agora nós seremos felizes com o I Wanna Be Tour e todos nós temos certeza disso! #KeepEmoAlive
I WANNA BE TOUR
02.MARÇO – SÃO PAULO (Allianz Parque)
03.MARÇO – CURITIBA (Estádio Couto Pereira)
06.03 – RECIFE (Centro de Convenções)
09.03 – RIO DE JANEIRO (Estádio Nilton Santos)
10.03 – BELO HORIZONTE (Arena Independência)
Realização 30eBR
Ingressos: https://www.eventim.com.br/
Mais informações em https://www.instagram.com/iwannabe.tour/
Comments